FÍSTULA ANAL

Uma fístula anorretal é um canal anômalo entre o ânus ou reto e, normalmente, a pele em volta do ânus, embora em alguns casos, ela possa se estender até outro órgão, como a vagina.

Fonte:  https://colono.com.br/doencas-e-tratamentos/o-que-e-fistula-anal/

A maioria das fístulas começa em uma glândula profunda da parede do reto ou do ânus. Às vezes, as fístulas ocorrem após a drenagem de um abscesso anorretal mas, muitas vezes, não é possível identificar a causa. As fístulas são mais comuns em pessoas com doença de Crohn ou tuberculose. Elas também ocorrem em pessoas com diverticulite, câncer ou lesão por trauma do canal anal ou retal.

O diagnóstico da fístula muitas vezes pode ser feito apenas com o exame físico. Porém, exames como a anuscopia, a retossigmoidoscopia e a colonoscopia podem auxiliar no diagnóstico. Dependendo da causa da fístula podemos ter o tratamento apenas medicamentoso, porém, na maioria das vezes o tratamento cirúrgico da fístula pode ser necessário.

Fonte: https://climefi.com.br/anuscopia/

Fonte: Manual MSD com adaptações de Dr. Renato Hideki.

Importante: todo o texto tem caráter meramente educativo, não sendo utilizado para diagnóstico, prognóstico ou tratamento.

 

Alimentação Funcional

Já sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Nos últimos anos, temos...