FISSURA ANAL

A fissura anal consiste em uma laceração (machucado) ou úlcera na região do ânus. Geralmente causa dor forte, principalmente às evacuações. Os motivos do aparecimento da fístula ainda não são 100% elucidados, mas alguns fatores de risco podem contribuir significativamente: fezes duras e calibrosas, trauma durante a relação sexual anal ou mesmo em pacientes estressados e ansiosos, que acabam contraindo excessivamente a região do ânus, mesmo sem perceber.

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/fissura-anal-o-que-e-sintomas-e-como-tratar/

As fissuras podem causar dor e sangramento. A dor tipicamente ocorre logo após a evacuação, dura várias horas e diminui progressivamente até a próxima evacuação. O prurido (coceira) na região também é um sintoma bem comum, este ocorre pela tentativa de cicatrização da fissura. O sangramento pode ser pequeno, apenas apresentando alguns pontos vermelhos no papel higiênico, ou até mesmo em grande quantidade, sendo exteriorizado no vaso sanitário.

Fonte: https://www.e-konomista.pt/pomada-cicatrizante/

O diagnóstico de fissura anal é feito através do exame físico feito pelo médico. O tratamento eventualmente pode ser cirúrgico, porém, na maioria das vezes o tratamento clínico é suficiente, com banhos de assento e alguns cremes manipulados com a finalidade específica de tratar a fissura.