DIVERTÍCULO DE ZENKER

Fonte: https://pt.erch2014.com/zdorove/127379-divertikul-cenkera-kak-proyavlyaetsya-lechenie-operaciya.html

O divertículo esofágico consiste na exteriorização da mucosa através da camada muscular do esôfago. Existem vários tipos de divertículos esofágicos, cada um de diferentes origens:

• Divertículos de Zenker (faríngeos) consistem em exteriorização posterior da mucosa e submucosa através do músculo cricofaríngeo, provavelmente como resultado de uma incoordenação entre a propulsão faríngea e o relaxamento do cricofaríngeo.
  • Divertículos do esôfago médio (tração) são causados pela tração resultante de lesões inflamatórias mediastinais ou, de maneira secundária, por doenças de motilidade esofágica.
  • Divertículos epifrênicos ocorrem logo acima do diafragma e em geral acompanham um distúrbio de motilidade (p. ex., acalasia, espasmo esofágico difuso).

Os divertículos costumam ser assintomáticos, exceto pelo divertículo de Zenker, que ao se encher de alimento, este pode ser regurgitado quando o paciente se curva ou se deita. Pode ocorrer pneumonia aspirativa durante episódios de regurgitação noturna.

Raramente, a bolsa se torna mais larga, causando disfagia (dificuldade para engolir), porém, algumas vezes torna-se palpável no pescoço como uma massa.

Fonte: http://radioamerica.arquidiocesebh.org.br/noticia/refluxo-pode-atrapalhar-qualidade-de-vida-de-criancas-e-adultos/

O diagnóstico é feito com o esofagograma (estudo contrastado do esôfago). Na maioria das vezes os pacientes não requerem nenhum tratamento, porém, nos casos sintomáticos, principalmente, nos pacientes com sintomas respiratórios, alguns procedimentos podem ser indicados: diverticulectomia, diverticulopexia ou a diverticulotomia endoscópica.