HÉRNIA UMBILICAL E EPIGÁSTRICA

A hérnia umbilical ocorre ao redor do umbigo. Muitos bebês têm uma pequena hérnia umbilical porque a abertura para o cordão umbilical não foi fechada completamente pelos vasos sanguíneos. Em crianças pequenas, o médico às vezes monitora as hérnias umbilicais para ver se elas se fecham sozinhas. Alguns adultos têm hérnia umbilical devido à obesidade, gravidez, excesso de líquido no abdômen (ascite) ou mesmo por desempenharem trabalhos que exijam esforço físico constante.

Fonte: https://www.ipcirurgia.com.br/hernia-umbilical/

As hérnias epigástricas se formam através de pequenos defeitos naturais na linha média da parede abdominal superior (acima do umbigo). Às vezes, ocorre a formação de uma hérnia incisional através de uma incisão cirúrgica na parede abdominal. Esse tipo de hérnia pode se desenvolver muitos anos depois da cirurgia.

Fonte: https://institutoprogastro.org/2019/09/02/hernia-incisional/

Às vezes, uma alça do intestino ou fragmento de gordura fica preso na hérnia, um quadro clínico denominado encarceramento. Uma hérnia encarcerada pode bloquear (obstruir) o intestino. Raramente, a hérnia prende o intestino tão fortemente que corta o fornecimento de sangue, um quadro clínico chamado estrangulamento. Com o estrangulamento, a parte travada do intestino pode desenvolver gangrena em apenas seis horas. No caso da gangrena, a parede intestinal sofre necrose, tendo necessidade de procurar um serviço médico de urgência.

A maioria das pessoas normalmente nota apenas uma protuberância no local da hérnia. Às vezes, a hérnia aparece apenas ao levantar peso, tossir ou se esforçar. Normalmente, há pouco ou nenhum desconforto e a protuberância pode ser empurrada (reduzida) pela pessoa ou um médico. Uma hérnia encarcerada geralmente é mais dolorida, e não é possível reduzir a protuberância. Uma hérnia estrangulada causa dor constante e de aumento gradual, geralmente com náusea e vômito, não pode ser reduzida e é sensível ao toque.

Fonte: https://drviniciuscirurgia.com.br/sindrome-do-intestino-irritavel/

O médico faz o diagnóstico de hérnias tomando por base principalmente o exame físico. Às vezes, na dúvida do diagnóstico, uma ultrassonografia ou uma tomografia podem ser solicitadas. Hérnias umbilicais em adultos provocam preocupações cosméticas e podem ser reparadas no tempo que for conveniente para a pessoa (chamada cirurgia eletiva). Embora as hérnias umbilicais em adultos geralmente não sejam estranguladas e encarceradas, essas complicações podem ocorrer, necessitando de cirurgia de urgência.

Conter a hérnia com fita ou bandagens ou por outros meios às vezes deixa a pessoa mais confortável, mas não reduz o risco de estrangulamento ou permite que a abertura se feche. Portanto, não são tratamentos recomendados. Apenas  desaparecem sem tratamento.

Fonte: Manual MSD com adaptações de Dr. Renato Hideki.

Importante: todo o texto tem caráter meramente educativo, não sendo utilizado para diagnóstico, prognóstico ou tratamento.

Alimentação Funcional

Já sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Nos últimos anos, temos...