PÓLIPOS DE VESÍCULA BILIAR

Os pólipos na vesícula são pequenos nódulos que crescem na parede da vesícula biliar. Eles se originam, geralmente, por excesso de colesterol ou devido a processos inflamatórios crônicos. A maioria dos pólipos de vesícula é de pólipos de colesterol que, em 90 a 95% dos casos, não causam nenhum sintoma.

pólipos da vesícula biliar

Pólipos da vesícula biliar Fonte: https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/1281623/polipos+da+vesicula+biliar.htm

Uma preocupação comum dos pacientes é saber se os pólipos na vesícula podem ser malignos. É importante deixar bem claro que a grande maioria dos pólipos é benigna, mas existem alguns fatores que podem aumentar o risco de malignidade, como quando:

• Se tem idade acima de 50 anos;
  • Há associação de pólipos e cálculos na vesícula biliar;
  • O pólipo é maior que 10 mm (1 cm).

Por mais que os pólipos vesiculares sejam considerados lesões na parte interna da vesícula, os pólipos não costumam manifestar sintomas de fácil percepção ao paciente. Contudo há raros casos de pessoas que relataram sentirem desconforto ou dor ao lado direito do abdome associado a náuseas acompanhadas de vômitos.

Por não apresentarem sintomas perceptíveis na grande maioria dos casos, os pólipos costumam ser achados por acaso durante ultrassonografias do abdômen de rotina. Quando isso acontece o procedimento correto é acompanhar se há alterações no tamanho com o decorrer do tempo.

De forma geral, avaliar o tamanho do pólipo é uma maneira de se fazer o diagnóstico, sendo os pólipos menores que 1 centímetro normalmente benignos, e os maiores que 1 centímetro tem maiores chances de serem malignos.

O tratamento básico e definitivo é a retirada da vesícula, mas isso só deve ocorrer se o pólipo estiver associado a cálculo, se o pólipo tiver tamanho superior à 1 cm, ou se o pólipo tiver crescimento rápido (mais do que 3 milímetros entre uma ultrassonografia e outra). Fora dessas situações devemos realizar o acompanhamento com ultrassonografia a cada 6 meses a 1 ano.

pólipos de vesícula

Pólipos de vesícula Fonte: https://dreduardoramos.com.br/especialidades/vias-biliares/doencas/polipos-de-vesicula-biliar/