ABSCESSO ANAL

Lesões ou infecções na parte interna do reto podem levar ao abscesso anal, que é quando há o acúmulo de pus nas paredes em volta do reto. A maioria dos abscessos tendem a ser superficiais, com drenagem espontânea do pus para a pele, entretanto, em determinadas condições de saúde, podemos ter abscessos profundos, que podem drenar inclusive para a cavidade abdominal.

Fonte: https://home.ufam.edu.br/dcc1/modulos/IV/4classificacao.htm

Os abscessos superficiais podem ser muito dolorosos, causando edema (inchaço) local, vermelhidão e aumento da sensibilidade. Abscessos profundos podem ser menos dolorosos, mas causam mais sintomas “tóxicos” (febre, calafrios e mal-estar). Caso haja comprometimento da cavidade abdominal, o paciente pode apresentar dor abdominal de grande intensidade.

Pacientes que têm um abscesso que emerge para a pele, um exame de toque retal normal e ausência de sinais de doença sistêmica não necessitam de exames de imagem. A tomografia é útil quando há suspeita de abscesso profundo ou doença de Crohn. Abscessos mais profundos exigem uma tomografia para determinar a fonte intra-abdominal da infecção.

O tratamento é baseado em antibióticos, mas é necessária e obrigatória a incisão imediata e drenagem adequada e não se deve aguardar até que o abscesso se torne visível. Muitos abscessos podem ser drenados como um procedimento ambulatorial; abscessos mais profundos podem exigir drenagem em um centro cirúrgico. Fístulas anorretais podem surgir após a drenagem.