ESPLENOMEGALIA E HIPERESPLENISMO

Em primeiro lugar, vamos às definições básicas: esplenomegalia é o aumento do tamanho do baço, enquanto que o hiperesplenismo é o aumento da funcionalidade do baço. Geralmente quando o baço está aumentado também temos o aumento de sua função, mas não podemos falar que isso é uma condição que sempre ocorre, isto é, às vezes o baço está aumentado, mas está funcionando em sua velocidade normal.

esplenomegalia

https://revista.abrale.org.br/sintomas-de-mielofibrose-por-que-eles-acontecem/

Um baço aumentado (esplenomegalia) não é uma doença por si só, mas o resultado de um distúrbio subjacente. Muitos distúrbios podem fazer com que o baço cresça, incluindo infecções, anemias, problemas no fígado e cânceres. Os sintomas não são em geral muito específicos, mas podem incluir a sensação de que se está cheio ou dores na parte superior esquerda do abdome ou das costas.

No caso do hiperesplenismo, o baço normalmente remove glóbulos vermelhos velhos e/ou danificados da corrente sanguínea. Contudo, quando o baço aumenta, ele captura e armazena uma quantidade excessiva de glóbulos vermelhos, causando anemia. Às vezes, o baço também destrói glóbulos brancos e/ou plaquetas causando uma baixa contagem de glóbulos brancos (leucopenia) e uma baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia). Esse processo cria um círculo vicioso: quanto mais células o baço captura, mais ele cresce; quanto mais ele cresce, mais células sanguíneas ele captura e destrói.

https://www.ph7id.com.br/produtos-para-diagnostico-in-vitro/blog/27-anemia-falciforme.html

Geralmente é necessária uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada (TC) para determinar o quanto o baço aumentou e se ele está pressionando outros órgãos. Uma ressonância magnética (RM) proporciona informações semelhantes e também rastreia o fluxo do sangue através do baço. Exames de sangue mostram uma redução da quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. 

Não é fácil remover uma amostra do baço para exame, pois inserir uma agulha ou cortar o tecido do baço pode causar uma hemorragia incontrolável. Quando o baço está aumentado e funcionando mais do que deve, causando problemas ao paciente, ele é removido cirurgicamente.

Fonte: Manual MSD com adaptações de Dr. Renato Hideki.

Importante: todo o texto tem caráter meramente educativo, não sendo utilizado para diagnóstico, prognóstico ou tratamento.

 

Alimentação Funcional

Já sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Nos últimos anos, temos...