Medicina preventiva

 

Medicina da Qualidade de Vida

Todos nós sabemos o quão ruim é ter que enfrentar uma doença. Seja uma gripe, um resfriado, uma dor na barriga ou até mesmo um câncer.

Desde então cada vez mais no Brasil e no mundo fala-se sobre a Medicina Preventiva. Esta área, pelo menos no nosso país, é caracterizada como uma especialidade médica, mas nem por isso os médicos de outras áreas deverão deixar de realizá-la.

É de extrema importância que orientemos nosso paciente a tomar medidas preventivas para evitar que novas doenças apareçam no futuro como, por exemplo, a diabetes, a hipertensão arterial (pressão alta), o enfisema pulmonar, dentre muitas outras.

Costumo então falar que exerço a Medicina da Qualidade de Vida!

O ser humano como um todo

Esta “Medicina da Qualidade de Vida” certamente não está listada como uma especialidade médica nas mais diversas diretrizes brasileiras, entretanto observamos sua expansão mundo a fora.

Isso porque minha intenção não é ver um coração, um pulmão, um cérebro, um fígado ou um rim! O ser humano é uma máquina complexa e desta forma deve ser visto, como estruturas e sistemas interligados, sabendo que a alteração de um órgão pode levar ao dano de outro!

A partir do momento em que avaliamos o paciente como um todo, podemos começar a correlacionar certos elementos, entendendo que é possível sim alterações emocionais causarem danos corporais.

 

Sua saúde em 1o lugar

Vamos unir estratégias para compreender o que pode estar alterando a sua saúde:

  • Avaliar se seu estado nutricional está adequado
  • Se há algo que podemos mudar em sua alimentação
  • Se existe algum desequilíbrio psicológico que possa estar gerando maiores problemas
  • E mesmo ponderar se seu estilo de vida merece algum aprimoramento para que você tenha uma vida mais leve e saudável!

Claro, havendo necessidade, sempre trabalharemos com outros profissionais altamente habilitados (endocrinologistas, psicólogos, psiquiatras, ortopedistas…) para que você alcance sua meta suprema: O Equilíbrio!