HÉRNIA INGUINAL

A hérnia inguinal é uma protuberância que surge na região da virilha, mais frequente em homens, que geralmente se deve a uma parte do intestino que sai através de um ponto fraco dos músculos abdominais. Existem 2 tipos principais de hérnia inguinal:

• Hérnia inguinal direta: é mais comum nos adultos e idosos, acontecendo após fazer esforços que aumentam a pressão na barriga, como pegar em objetos pesados;
  • Hérnia inguinal indireta: é mais comum nos bebês e crianças, pois acontece por um problema congênito que permite a entrada de um pedaço do intestino na região da virilha e até do saco escrotal.

Fonte: https://www.tuasaude.com/hernia-inguinal/

De forma geral, as hérnias inguinais provocam uma protuberância indolor na virilha ou no escroto. A protuberância pode aumentar de tamanho quando o indivíduo se levanta e diminuir quando se deita, devido ao fato de o intestino se mover para trás e para frente por efeito da gravidade. Às vezes, uma parte do intestino pode ficar presa no orifício da hérnia (encarceramento). Se o intestino ficar preso, o fornecimento de sangue pode ser cortado (estrangulamento). Em poucas horas, pode-se verificar a morte do intestino estrangulado (gangrena), sendo necessária a procura de atendimento médico tão logo a hérnia comece a doer ou não voltar para dentro da barriga.

Fonte: https://medicoresponde.com.br/o-que-e-hernia-inguinal-e-quais-os-sintomas/

O diagnóstico de hérnia inguinal é através de exame físico. Quando a pessoa está em pé, o médico avalia a virilha e solicita que a pessoa tussa. O ato de tossir aumenta a pressão na cavidade abdominal. Se a pessoa apresentar uma hérnia inguinal, o ato de tossir fará com que ocorra a protrusão da hérnia, tornando fácil para o médico detectá-la. O mesmo exame deve ser feito com o paciente deitado. Às vezes, na dúvida do diagnóstico, exames como a ultrassonografia e a tomografia podem ser realizados.

O tratamento das hérnias inguinais é sempre cirúrgico, sendo a técnica com tela (Liechtenstein) uma das mais utilizadas atualmente. Em pacientes que têm hérnia inguinal que não causa sintomas, não precisa ser feita cirurgia, a menos que se desenvolvam sintomas. A cirurgia pode ser feita quando for conveniente para a pessoa. No caso de hérnias estranguladas e encarceradas, é necessária uma cirurgia de emergência em que se remove o intestino do canal inguinal.

Fonte: http://jdmedical.com.br/hernia-lichtenstein.html