COLELITÍASE

A vesícula biliar é um órgão pequeno em forma de pera, localizado por baixo do fígado. Ela armazena a bile, um líquido que é produzido pelo fígado e ajuda na digestão. Quando o organismo precisa de bile, como quando as pessoas comem, a vesícula biliar se contrai, expulsando a bile pelos dutos biliares até o interior do intestino delgado. 

colecisteite aguda e crônica

Colecistite aguda e crônica

Fonte: https://ssl.adam.com/content.aspx?productid=125&pid=70&gid=17039&site=bestdoctors.adam.com&login=BEST4545

A maioria dos distúrbios da vesícula biliar e dos dutos biliares é provocada por cálculos biliares. Os fatores de risco para cálculos biliares incluem:

  • Sexo feminino
  • Idade acima de 40 anos
  • Obesidade
  • Rápida perda de peso (como resultado de uma dieta muito baixa em calorias ou uma cirurgia para perda de peso)
  • Uma dieta rica em gorduras
  • Histórico familiar de cálculos biliares

Os cálculos na vesícula biliar (denominado colelitíase), às vezes, passam pelos dutos biliares ou podem se formar neles. Os cálculos nos dutos biliares são denominados coledocolitíase, que é um outro tipo de doença.

Cerca de 80% das pessoas com cálculos biliares não apresentam sintomas por muitos anos, ou podem nunca apresentar nada, especialmente se eles permanecerem dentro da vesícula biliar. Porém, em alguns pacientes os cálculos biliares podem provocar dor. A dor é sentida na parte superior do abdômen, geralmente do lado direito, embaixo das costelas. Às vezes, a localização é difícil de identificar, especialmente em pessoas com diabetes e idosos. A dor normalmente se inicia de 30 a 40 minutos após o consumo de alimentos gordurosos, aumentando de intensidade por até 12 horas. A dor é normalmente intensa o suficiente para que as pessoas procurem o pronto-socorro para se tratar.

colelitiase

Colelitíase Fonte: https://portalefood.com.br/bpf/a-importancia-dos-treinamentos-operacionais-nas-praticas-de-fabricacao-em-servicos-de-alimentacao/

A maior complicação que podemos ter é a pancreatite aguda. Isso ocorre devido à saída do cálculo de dentro da vesícula, gerando o bloqueio do ducto pancreático. Geralmente a pancreatite se manifesta por dor abdominal em faixa na altura da boca do estômago, sendo muito comum vômitos intensos associados. Nesses casos a procura de um pronto-socorro é obrigatória.

O melhor exame que temos para o diagnóstico de colelitíase é a ultrassonografia de abdome, que demonstrará as pedras no interior da vesícula. A principal forma de tratamento é a retirada cirúrgica da vesícula (colecistectomia).

Fonte: Manual MSD com adaptações de Dr. Renato Hideki.

Importante: todo o texto tem caráter meramente educativo, não sendo utilizado para diagnóstico, prognóstico ou tratamento.

Alimentação Funcional

Já sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Nos últimos anos, temos...