HÉRNIA DE HIATO

A hérnia de hiato é uma protrusão do estômago pelo hiato diafragmático. Muitas hérnias são assintomáticas, mas algumas podem cursar com a doença do refluxo gastresofágico (DRGE). Há 2 tipos principais de hérnia de hiato:

• Hérnia de hiato por deslizamento (o tipo mais comum): a junção gastresofágica e parte do estômago estão acima do diafragma.
  • Hérnia de hiato paraesofágica: a junção gastresofágica está em sua posição normal, mas parte do estômago está adjacente ao esôfago no hiato diafragmático.

Fonte: https://ephuman.mundoms.com/2017/06/hernia-de-hiato.html

A maioria dos pacientes com hérnia de hiato por deslizamento é assintomática, mas pode ocorrer dor torácica e outros sintomas de refluxo. A hérnia paraesofágica é geralmente assintomática, mas pode encarcerar e estrangular-se, diferentemente da hérnia de hiato por deslizamento. Sangramento gastrintestinal oculto ou maciço pode ocorrer raramente com qualquer um dos tipos.

As hérnias de hiato por deslizamento assintomáticas não necessitam de qualquer tratamento específico, exceto naqueles pacientes com DRGE, que devem ser tratados com um inibidor de bomba de próton (omeprazol, pantoprazol).

Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/doen%C3%A7as-do-es%C3%B4fago-e-da-degluti%C3%A7%C3%A3o/h%C3%A9rnia-de-hiato

Pacientes com hérnia hiatal por deslizamento também podem se beneficiar de cirurgia, entretanto, o cirurgião deve ser criterioso na seleção do paciente candidato à cirurgia. Na hérnia paraesofágica, deve-se considerar o reparo por causa do risco de estrangulamento.