CÂNCER GÁSTRICO

O câncer de estômago ainda é muito prevalente em nosso meio, sendo o adenocarcinoma gástrico é responsável por 95% de todos os tumores malignos do estômago; menos comuns são os linfomas gástricos localizados e leiomiossarcomas. A infecção por H. pylori é um fator de risco para alguns cânceres de estômago, entretanto, a gastrite atrófica autoimune e vários outros fatores genéticos também são fatores de risco.

Fonte: https://vitallogy.com/feed/Cancer+gastrico%3A+clinica%2C+diagnostico+e+tratamento/1333

Fatores dietéticos não são causas comprovadas; mas a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) da OMS relatou uma associação positiva entre consumo de carne processada e câncer de estômago. Tabagismo é um fator de risco para câncer de estômago, e as pessoas que fumam podem ter uma resposta pior ao tratamento.

Os pólipos gástricos podem ser precursores do câncer, porém, pólipos inflamatórios e de glândulas fúndicas tem baixíssima chance de malignizar, ao contrário dos pólipos adenomatosos que, embora raros, são os de maior risco de transformação maligna. O câncer é particularmente mais provável nos casos de pólipos adenomatosos com > 2 cm de diâmetro ou quando o componente viloso está presente na análise histológica (microscópio).

Fonte: https://cegagdl.com/padecimientos/que-pasa-cuando-encuentran-polipos-en-mi-colonoscopia/

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são inespecíficos, geralmente consistem em dispepsia (desconforto no estômago). Posteriormente, a saciedade precoce (sensação de estômago cheio depois da ingestão de pequena quantidade de alimento) pode ocorrer. Perda ponderal ou de energia, geralmente resultante de restrição dietética, é comum. Hematêmese (vômito com sangue) ou melena (fezes escurecidas) maciças são incomuns, mas anemia secundária à perda oculta de sangue pode ser observada.

Fonte: https://www.tuasaude.com/falta-de-apetite/

O diagnóstico é feito com endoscopia digestiva alta, onde muitas vezes é possível vermos lesões na mucosa do estômago e, desta forma, sendo possível a realização de biópsia. Com o resultado da biópsia em mãos, podemos fazer a tomografia computadorizada de tórax e abdome total para estadiamento do paciente. Em alguns casos podemos lançar mão da ecoendoscopia para este estadiamento.

Na possibilidade de cirurgia o paciente deve ser direcionado para a ressecção cirúrgica do tumor, às vezes combinada com quimioterapia e/ou radioterapia. Demais decisões sobre o tratamento do câncer de estômago dependem do estágio do tumor e da vontade do paciente.

Fonte: https://clinicasoma.com.br/tratamentos/cirurgia-geral-e-do-aparelho-digestivo/