Nutrólogo em São Paulo

O que faz um Nutrólogo ?

O Nutrólogo é um profissional formado em medicina, que em seguida se especializou em Nutrição Médica.

Para isso, o Nutrólogo analisa as causas raízes da deficiência ou excesso e propõe o tratamento mais adequado, personalizado e especializado para cada paciente.

Quais são os conhecimentos relacionados que o Nutrólogo deve ter?

Entender de nutrição é apenas um dos conhecimentos que o Nutrólogo precisa ter. Como médico, ele precisa relacionar os problemas do paciente com outras áreas, como Oncologia, Cardiologia, Psicologia, Medicina Esportiva, entre outras especialidades.

Esse conhecimento é necessário para diagnosticar e tratar todos os tipos de doenças relacionadas à alimentação e os hábitos de vida como anemia, diabetes, câncer, obesidade, hipertensão, menopausa, entre muitas outras.

Outro diferencial do Nutrólogo é que por ser formado em medicina, ele está apto a medicar seus pacientes, solicitar exames específicos e encaminhar para outras especialidades, nos casos que há essa necessidade, o que não pode ser feito por um nutricionista.

Quando devo procurar um Nutrólogo?

Procure por um médico Nutrólogo se você precisar tratar:

• Problemas de obesidade
  • Nutrição na adolescência
  • Nutrição na terceira idade
  • Nutrição na atividade física
  • Nutrição preventiva
  • Alergias e intolerâncias alimentares
  • Tratamento nutricional e com medicamentos de doenças crônicas como: diabetes, hipertensão, cardiopatias, distúrbios alimentares
  • Cirurgia bariátrica
  • Alcoolismo
  • Desnutrição
  • Transtornos alimentares

Qual a diferença entre o Nutrólogo Nutricionista e o Endocrinologista?

O Endocrinologista, assim como o Nutrólogo é um profissional formado em medicina, mas, sua especialização trata patologias relacionadas a disfunções metabólicas e alterações hormonais. Sempre que necessário o Endocrinologista pode trabalhar auxiliado por um Nutricionista e assim como o Nutrólogo esse profissional está apto para prescrever medicamentos e realizar exames.

Já o Nutricionista é um profissional da área da saúde formado em Nutrição, o que o permite fazer orientações dietéticas, nutricionais e suplementação alimentar. Com isso, o profissional da nutrição pode auxiliar tanto o Nutrólogo quanto o endocrinologista na prevenção de doenças e no incentivo da melhoria da qualidade de vida.

E o Nutrólogo trata doenças nutricionais, como o nutricionista, porém, esse profissional está pode realizar exames e prescrever medicamentos, tratando o paciente de forma mais abrangente.

Sobre o Dr. Renato Hideki

Formado em Medicina com especialização em Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital Ipiranga – SUS SP com Pós-graduação pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e Fellowship em Cirurgia Geral Avançada pelo Hospital Ipiranga no Serviço de Cirurgia Geral do Prof. Dr. Marco Antônio Bassi.

Nutrólogo em São Paulo