CISTOS DO FÍGADO

Às vezes, sacos cheios de líquido (cistos) se formam no fígado. A maioria não provoca sintomas ou problemas de saúde. Eles são detectados acidentalmente por exames de diagnóstico por imagem.

cistos no fígado

Fonte: https://drquelsoncoelho.com/cisto-no-figado/

Ocasionalmente, se os cistos forem muito grandes, eles podem comprimir outros órgãos e/ou causar dor. Nesses casos, pode ser realizada uma drenagem do cisto através da pele, com ou sem uma incisão cirúrgica. No entanto, os cistos reaparecem com frequência. 

Raramente, as pessoas nascem com muitos cistos no fígado (um distúrbio denominado doença hepática policística). Geralmente, essas pessoas também têm cistos em outros órgãos, como nos rins (um distúrbio denominado doença renal policística). O fígado fica aumentado, mas normalmente continua a funcionar bem.

Devemos lembrar que os cistos originados no próprio fígado, geralmente, não requerem tratamento algum, entretanto, temos cistos de origem infecciosa, como os cistos hidáticos, onde o paciente deve passar por cirurgia para a sua retirada. Por isso, sempre procure um médico.

Fonte: Manual MSD com adaptações de Dr. Renato Hideki.

Importante: todo o texto tem caráter meramente educativo, não sendo utilizado para diagnóstico, prognóstico ou tratamento.

 

Alimentação Funcional

Já sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Nos últimos anos, temos...