DIVERTÍCULO DE MECKEL

O divertículo de Meckel é uma protuberância semelhante a uma pequena bolsa que sai da parede do intestino delgado e que está presente em algumas pessoas desde o nascimento. As pessoas podem viver toda a vida sem saber que têm um divertículo de Meckel, mas a anomalia, por vezes, pode provocar complicações como hemorragia, obstrução intestinal, inflamação (diverticulite), perfuração e tumores

Fonte: https://medlineplus.gov/ency/presentations/100092_2.htm

Mais da metade das vezes, o divertículo contém tecido como o do estômago, do pâncreas ou de ambos. Caso o tecido estomacal esteja presente, ele pode secretar ácido exatamente como o estômago. Esse ácido pode causar úlceras e hemorragia no intestino. Sangramento é o sintoma mais comum em crianças com menos de cinco anos de idade.

A maioria das crianças com divertículo de Meckel não apresenta sintomas, e muitos adultos descobrem que têm o quadro somente depois que um cirurgião o descobre ao realizar cirurgia por outra razão.

Para o diagnóstico, no caso de sangramento, a cintilografia para pesquisa de divertículo de Meckel, o exame de cápsula endoscópica e a enteroscopia podem ser utilizados. No caso de dor, a tomografia computadorizada de abdome é a melhor escolha.

Fonte: MSD Manuals.

Nenhum tratamento é necessário no caso de divertículos que não causam sintomas. Um divertículo com hemorragia ou um que causa obstrução ou sintomas contínuos precisa ser removido cirurgicamente.