HEMORRÓIDAS

As hemorroidas são vasos sanguíneos que estão localizados nas partes inferiores do reto e ânus. Em situações normais, onde o paciente não tem nenhuma queixa, também não teremos nenhum problema com as hemorroidas. Porém, quando temos uma dilatação desses vasos, os problemas podem começar a aparecer.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/o-que-sao-hemorroidas.htm

As hemorroidas que se formam acima da junção entre o ânus e o reto (junção anorretal) são chamadas de hemorroidas internas. As hemorroidas que se formam abaixo da junção anorretal são chamadas de hemorroidas externas.

As hemorroidas internas frequentemente não causam um nódulo visível ou dor, mas podem sangrar. Sangramento de hemorroidas internas normalmente ocorre ao defecar, causando o aparecimento de sangue nas fezes ou no papel higiênico. O sangue pode deixar a água do vaso sanitário avermelhada. No entanto, a quantidade de sangue normalmente é pequena e é raro as hemorroidas resultarem em grandes perdas de sangue ou em anemia.

Fonte: https://drexamina.com.br/noticias/sangue-nas-fezes/

As hemorroidas externas, por se localizarem sob pele (as internas localizam-se sob a mucosa), não costumam sangrar, entretanto, podem trombosar, que é quando um coágulo fica preso dentro do vaso, podendo trazer dor intensa ao paciente.

O aumento da pressão nos vasos do ânus e do reto dá origem às hemorroidas. Esse aumento de pressão pode ser resultante de gravidez, trabalho pesado frequente, esforço durante as evacuações, tosse intensa ou mesmo em pacientes com cirrose do fígado.

Fonte: http://laboreweb.com.br/treinamento-de-manuseio-de-carga-nr-17-2-3/

As hemorroidas podem secretar muco e criar a sensação de que o reto não está completamente vazio após a evacuação. Coceira na região anal (prurido anal) geralmente não é um sintoma de hemorroidas, mas o prurido pode surgir se as hemorroidas dificultarem a limpeza adequada da região anal.

O tratamento básico é a modificação dos fatores de risco, como ter uma boa alimentação e hidratação a fim de se evitar a prisão de ventre. Porém, por vezes isso não é suficiente, havendo necessidade de uso de medicações orais e pomadas. Em casos mais severos, a cirurgia pode estar indicada.

Fonte: https://blog.damamaefitness.com.br/motivos-para-ter-uma-boa-alimentacao/

Fonte: Manual MSD com adaptações de Dr. Renato Hideki.

Importante: todo o texto tem caráter meramente educativo, não sendo utilizado para diagnóstico, prognóstico ou tratamento.

Alimentação Funcional

Já sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Nos últimos anos, temos...