APENDICITE AGUDA

O apêndice é um pequeno segmento em forma de dedo que emerge do intestino grosso, perto do local onde este se une ao intestino delgado. O apêndice pode ter alguma função imunológica, mas não é um órgão essencial. A causa da apendicite não é compreendida totalmente. Porém, na maioria dos casos, um bloqueio dentro do apêndice provavelmente inicia o processo. O bloqueio pode ser causado por um pedaço pequeno e duro de fezes (fecaloma), um corpo estranho ou, em casos raros, vermes. Como resultado do bloqueio, o apêndice se inflama e fica infectado. Se a inflamação permanecer sem tratamento, o apêndice pode sofrer uma ruptura.

Fonte: http://ctmo.com.br/2017/10/31/apendicite-aguda/

As dores podem ser bem variáveis, não sendo incomum uma dor na boca do estômago ou em volta do umbigo nas fases iniciais. Com posterior localização da dor no baixo ventre à direita (fossa ilíaca direita), associado a náuseas, vômitos e parada na eliminação de fezes e gases. Febre de 37,7 °C a 38,3 °C é comum e mover-se e tossir aumentam a dor.

Fonte: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/apendicite

O médico pode suspeitar da existência de apendicite depois de verificar os sintomas da pessoa e examinar o abdome. Normalmente, a cirurgia costuma ser realizada imediatamente, caso o médico tenha uma forte suspeita de apendicite. A tomografia e a ultrassonografia de abdome podem ser realizadas, mas não são exames obrigatórios, principalmente em homens jovens. O tratamento, obrigatoriamente, é a retirada cirúrgica do apêndice.

apendicite

Fonte: https://sbco.org.br/cirurgia-oncologica-segura-com-o-tratamento-multidisciplinar/