ADENOMIOMATOSE DE VESÍCULA BILIAR

adenomiomatose da vesícula biliar é uma doença degenerativa rara, que consiste em um espessamento da parede da vesícula, tornando-a mais grossa e fazendo com que pequenos espaços — conhecidos como divertículos intramurais — se formem no interior da vesícula. Apesar de não existir uma causa específica para o surgimento dessa doença, em 90% dos casos ela está relacionada a pedras na vesícula.

ADENOMIOMATOSE DE VESÍCULA BILIAR

Fonte: https://www.tuasaude.com/funcao-vesicula-biliar/

Na grande maioria das vezes os pacientes diagnosticados com esse problema não apresentam sintomas, visto que essa doença é considerada extremamente silenciosa. No entanto, uma pequena parcela de pessoas pode se queixar de dores na parte superior do abdômen, que tende a se espalhar para o tórax e para as costas.

Como a adenomiomatose não costuma apresentar sintomas, geralmente o seu diagnóstico é feito por acaso, durante a realização de exames de rotina. Porém, ao apresentar algum sintoma, é muito importante que o indivíduo se consulte com um médico especialista para que o diagnóstico seja feito da maneira mais rápida possível.

Vale lembrar que muitas pessoas relacionam a adenomiomatose com o câncer na vesícula, o que é um engano. Isso porque não há nenhum estudo conciso que comprove a ligação entre essas duas doenças. Portanto, para evitar confusões entre esses dois problemas, o acompanhamento e diagnóstico médico possui um papel fundamental.

De uma forma geral, esta doença não requer tratamento. No entanto, caso ela esteja associada a pedras na vesícula e haja a persistência de sintomas como dores intensas na região abdominal sem nenhuma razão aparente, a colecistectomia (retirada cirúrgica da vesícula) pode ser indicada.

Fonte: Manual MSD com adaptações de Dr. Renato Hideki.

Importante: todo o texto tem caráter meramente educativo, não sendo utilizado para diagnóstico, prognóstico ou tratamento.

 

Alimentação Funcional

Já sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Nos últimos anos, temos...