ACALASIA E MEGAESÔFAGO

Acalasia é um distúrbio de contração e relaxamento do esfíncter inferior do esôfago (EIE), que é uma válvula que controla a passagem de alimentos do esôfago para o estômago. A doença de Chagas é o principal fator, no Brasil, para esta doença, entretanto, existem as causas idiopáticas (causas ainda desconhecidas pela medicina).

Fonte: https://www.scidev.net/america-latina/news/aplicacion-ayuda-a-identificar-vectores-de-mal-de-chagas/

A acalasia acontece em qualquer idade. O começo é lento e a progressão gradual se dá durante meses ou anos. A disfagia (dificuldade para engolir) tanto para sólidos quanto para líquidos é o principal problema. A regurgitação noturna de comida não digerida acontece em cerca de 33% dos pacientes e pode causar tosse e aspiração pulmonar. A dor torácica é menos comum, mas pode ocorrer com a deglutição ou espontaneamente.

Fonte: https://medsimples.com/acalasia/

O diagnóstico é feito com o exame de manometria esofágica, que avaliará as pressões de contração e repouso do EIE. O esofagograma com bário nos ajuda a delimitar o grau de dilatação do esôfago, que é essencial para traçarmos a conduta terapêutica. Quanto à endoscopia digestiva alta, esta não nos ajuda no diagnóstico de acalasia ou megaesôfago, entretanto, pode nos auxiliar na identificação de algum câncer de esôfago que esteja relacionado diretamente com essas doenças. Na imagem abaixo podemos ver um esofagograma, sendo a imagem “A” um esôfago normal e nas demais letras temos um esôfago dilatado em diferentes graus.

Imagem de um exame de esofagrama. Fonte: chakrabulls

O tratamento varia de acordo com a idade do paciente, grau de sintomas, problemas de saúde pré-existentes e grau de dilatação esofágica, podendo compreender os seguintes procedimentos:

• Dilatação pneumática por balão do EIE
  • Miotomia cirúrgica do EIE
  • Miotomia endoscópica peroral
  • Às vezes, injeção de toxina botulínica

Nenhuma terapia restaura o peristaltismo; o tratamento da acalasia visa reduzir a pressão no EIE.